Serviço Social Hospitalar

O Serviço Social é uma profissão que visa compreender e reconhecer as políticas sociais como o direito social e sua garantia como dever do Estado.

As atividades desenvolvidas pelo Assistente Social na saúde são diversas, em diferentes locais. Atendimento direto aos usuários, desde a atenção básica, até os serviços de média e alta complexidade, nos quais assistentes sociais atuam, em unidades de Saúde da Família, postos e centros de saúde, maternidades, Centros de Apoio Psicossocial (CAPS), hospitais gerais, de emergência e especializados, entre outros, agindo como interlocutor entre sociedade e profissionais da saúde, conhecendo a realidade socioeconômica das pessoas e incentivando a população na procura de seus direitos na área da saúde. O Assistente Social cumpre o papel de ser o promotor de bem-estar das pessoas. 

Entre os vários campos de atuação, está o de profissional de saúde – assistente social – que faz o acolhimento e exerce a humanização aliviando a dor da internação para o paciente e sua família numa unidade hospitalar, participando de todo processo até o momento da alta.

No trabalho hospitalar é necessário ter um olhar sensível, para garantir o direito dos usuários, tendo como foco os pacientes e seus familiares. O assistente social é o elo entre o hospital, a família, o paciente e a Rede de Apoio.

As principais atividades são o acolhimento/ atendimento social aos pacientes e aos familiares, para conhecer a realidade vivenciada, bem como apresentar as intervenções que se fizerem necessárias, orientação com relação às normas e rotinas do hospital; elaboração de instrumentos para o atendimento, articulação com a rede para efetivação da alta hospitalar, trabalhar as demandas apresentadas pelo paciente e familiares durante o período de internação, amenizando assim conflitos existentes, garantindo uma programação de alta segura, refletindo com familiares a importância destes no processo pós alta, visitas ao leito, discussão de caso com equipe, contatos telefônicos e intervir em demais demandas que forem apresentadas no decorrer dos atendimentos, encaminhamentos, esclarecimentos, orientações acerca de direitos e deveres e intervenção em situação de vulnerabilidade social. Em caso de óbito, acolher familiares, orientando acerca de documentação necessárias e providências.

O Serviço Social da Santa Casa atende de 2ª à 6ª feira, das 6:30 às 12:30hs, exceto feriados, estando a disposição para maiores esclarecimentos.

Contato

(14) 3265-1009

Pular para o conteúdo