Nossa História

A Santa Casa de Misericórdia de Piratininga, obra benemérita e humanitária, iniciada em 1918, pela filantropia de uma sociedade laboriosa. Sonhada pelo Dr. Lucas Virgílio de Assumpção, médico e presidente da Câmara Municipal, que a construiu, a inaugurou e foi seu primeiro provedor.

Organizada e transformada pelo Dr. José Lisboa Junior, que foi seu Diretor Clínico, cirurgião e também seu provedor.

Provida por quase 19 anos, pela benemerência de Elias Miguel Maluf. Mantida pelos irmãos, pela renda tradicional “baile do algodão” no passado e pelo “livro ouro” de amigos sempre aberto.

O lema desde então era amparar os desprotegidos, facultando-lhes meios de submeterem a tratamento, cercado de todos os esforços para que a Santa Casa continuasse prestando seus benefícios àqueles que a ela recorrem.

Teve seu prédio inaugurado em 08/07/1919 e por toda existência reformas aconteceram para abrigar serviços que cumprissem com a assistência digna que todos os munícipes merecem.

Hoje a Santa Casa conta com: 18 leitos SUS, 06 leitos particulares, farmácia, sala de preparação de medicações, sala de exames – ECG, duas salas de centro cirúrgico, sala de esterilização, 05 consultórios para atendimento, sala de ultrassom, laboratório de RX e laboratório de análises clinicas, fisioterapia, cozinha (nutrição e dietética), área administrativa e lavanderia.

O serviço abriga assistência de baixa e média complexidade, referência SUS para a população do município. 

Pular para o conteúdo